Farofa assumida
A viagem que o Laboratório Pop tem feito através dos blogs musicais completa sua terceira semana. Mesmo com tão pouco tempo é possível apontar algumas tendências. Uma delas, mais comum, é o “blog de fã”. O nome já diz tudo. Pessoas que são fãs de um artista solo, banda ou um determinado estilo musical utilizam a ferramenta para prestar seus tributos. Um dos que mais chamou a atenção foi o Bonevelhojovi (http://bonevelhojovi.blogspot.com), nem tanto pela banda em si. Afinal, devem existir centenas de blogs dedicados a eles. A diferenciação neste caso está no fato de que seus responsáveis são homens e assumidamente heterossexuais, todos decididos a enfrentar qualquer tipo de preconceito para tornar pública a sua predileção musical e não ter vergonha disso.
O Bonevelhojovi já foi destaque aqui na semana passada. Porém, como sua proposta é uma das mais originais dentro da blogosfera, vale a pena mergulhar um pouco maos nela. Para isso, o Laboratório Pop conversou com Renato Thibes. Ele é publicitário e tem 26 anos. Decidiu montar o blog com outros amigos por estar cansado de ouvir gracinhas e a tradicional reação: “Oh, você gosta de Bon Jovi”.
A idéia desta homenagem incomum ao Bon Jovi vem ganhando adeptos a cada dia. “Cada vez a gente encontra mais gente que gosta e está perdendo a vergonha de assumir”, diz Thibes. Ele começou o blog ao lado de Vlad, um amigo seu e colega de profissão que chegou a tocar bateria no Ludov. “Depois entraram o Markus e o Luiz, outros amigos nossos fãs da banda. E mais tarde, ganhamos o reforço do Tiago e do Renato Doho, que nem conhecemos pessoalmente, mas entraram no blog, se identificaram e foram convidados a participar”, conta. A confraria tende a aumentar cada vez mais: “Sempre há lugar para mais um farofeiro por lá”, afirma.
Ninguém monta um blog dedicado ao Bon Jovi nessas circunstâncias e fica impune. Manifestações de preconceito são freqüentes. “Outro dia, no meu trabalho, quando descobriram o blog, vieram obviamente tirar sarro, falar que Bon Jovi é coisa de viado", diz Renato. Ele leva tudo isso na boa, incluindo zoações de colegas blogueiros: “Já vi outros blogs desconhecidos tirando sarro, mas eu não me importo com eles”.
No Bonevelhojovi há espaço para tudo que se relaciona à banda. Desde histórias cotidianas vividas pela equipe do blog que tem como pano de fundo o grupo, como neste trecho postado por Vlad: “Putz...sábado teve festa de final de ano aqui do trabalho. Em determinado momento, auxiliado pelos efeitos do álcool em meu organismo, comecei a cantar Bon Jovi. Hoje descobri que minha performance fora filmada. Puxa vida...Ainda bem que não ficou tão ruim...”. Os integrantes pretendem até montar uma torcida organizada do Philadelphia Soul, time de futebol americano patrocinado por Jon Bon Jovi. E não poderiam faltar anúncios oferecendo edições importadas de CDs e singles que não foram editados aqui.
Outro chamariz do blog é sua coesão, tanto nos textos como no tratamento ao vocalista da banda. “Se você ler, vai notar que todos nós escrevemos do mesmo jeito, falando sobre músicas farofas e tratando “o Jon" como se ele fosse o John Lennon ou o Elvis Presley.”, diz Renato. Só falta mesmo um manual de redação e estilo.
O Bonevelhojovi é a mais perfeita encarnação do “blog de fã”. Seria este gênero um substituto dos fanzines, publicações rudimentares de papel surgidas nos anos 70 e dedicadas para extravasar toda a paixão por uma banda? Renato Thibes não costuma visitar blogs desse tipo: “Prefiro sites mais estruturados nos quais você consiga encontrar o que quer. Como blog é mais fácil de atualizar, acho que muita porcaria acaba indo pro ar. Acho que os sites, sim, podem substituir os fanzines, pois são levados mais a sério”, diz. Para ele, os blogs já estão saindo de moda e sendo trocados pelos fotologs, que classifica de horríveis. “Eu sou adepto daquela teoria de que fotologs, salvo raríssimas exceções, são para narcisistas que não sabem escrever direito”, acrescenta.
Convidado pelo Laboratório Pop, Renato Thibes fez seu top 5 de músicas do Bon Jovi. É uma seleção, como ele mesmo diz “do momento”: 1) “Livin' on a prayer” , 2) “Someday I'll be saturday night”, 3) “Hearts breaking even”, 4) “In these arms”, 5) “Just older”. Porém, a marca sonora registrada do blog é “You give love a bad name”. Quem entra nele, é apresentado a uma versão midi para o hit mais famoso do Bon Jovi que toca sem parar, servindo como trilha para a leitura dos posts.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home